quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Drenagem Linfática Pós Operatória


DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

Criada nos anos 30 pelo dinamarquês Voldder e sua esposa, a drenagem linfática é uma técnica de massagem que proporciona a redução de líquidos acumulados no organismo. 

Após uma plástica, a drenagem linfática é obrigatória, já que o ato cirúrgico causa algumas lesões no corpo que provocam o extravasamento de líquidos do interior das células para a camada abaixo da pele. A drenagem linfática distribui esse líquido para os gânglios e com isso diminui o inchaço da região operada, além de ajudar a reabsorção de hematomas, acelerando o processo de cicatrização do corpo e diminuindo o risco de infecções secundárias. 

Indicada após a maioria das cirurgias plásticas, a drenagem se faz necessária devido à grande destruição de vasos e nervos causados pelas intervenções, que podem gerar edemas, dor e diminuição da sensibilidade cutânea, ou seja, desconforto ao paciente.

COMO DEVE SER

A drenagem é realizada através de massagem lenta e delicada. sempre será de leve a extremamente leve, nunca deverá causar dor ou desconforto algum para o paciente e os movimentos serão sempre rítmicos e repetitivos. 

Além de diminuir o processo inflamatório causado pelo trauma, a drenagem retira o excesso de água (edema), toxinas e detritos locais (proteínas). 

O ideal é que se iniciem as sessões após as primeiras 48hs depois da cirurgia, sempre após liberação médica, que fará a avaliação de cada caso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário